Análise de Mídia – 09/02/2026

Análise de Mídia – 09/02/2026 

– Estadão destaca que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu na sexta-feira, 6, que o cumprimento de promessas de campanha seja feito de maneira responsável e com sustentação e afirmou que o fim da escala 6×1 não terá impacto fiscal.

O ministro citou a aprovação de projetos como o aumento da isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil.

Em tom eleitoral, Haddad afirmou que o grupo cumprirá a “promessa de campanha do jeito certo”, mas voltou a dizer que ainda estuda como mitigar a tarifa zero para transporte público antes de incluir no plano de governo.
Leia +: https://bit.ly/3Me5mJe

– CNN Money | Resolução aprovada pelo PT cita implementação da tarifa zero e fim da 6×1– UOL | Escala 6×1 não tem impacto fiscal, mas tarifa zero tem, diz Haddad, citando medida sustentável – Istoé| Escala 6×1 não tem impacto fiscal, mas tarifa zero tem, diz Haddad, citando medida sustentável

– Folha de SP informa que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, manifestou nesta sexta-feira (6) apoio à decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino que liberou povos indígenas para promoverem atividade de mineração em suas terras caso tenham a liberação do governo e do Congresso Nacional.

Em nota à imprensa, Silveira afirmou que a autorização judicial “parte de um diagnóstico objetivo e incontornável: a atividade mineral ilegal já ocorre em diversos territórios do país, à margem do Estado”.

Leia +: https://bit.ly/4amloZo

– Globo Rural enfatiza que exportações de carne de frango totalizaram 459 mil toneladas em janeiro, aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado e um novo recorde, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira (6/2).

O levantamento considera todos os produtos, entre in natura e processados. Em receita, também houve crescimento e registro de recorde para janeiro.

O resultado chegou a US$ 874,2 milhões, saldo 5,8% superior ao alcançado no primeiro mês de 2025.

Leia +: https://bit.ly/4rdfFg0

– Agência Brasil ressalta que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou hoje (6), em Brasília, que equipes do governo federal estudam a possibilidade de criar nova regulamentação para o processo de licenciamento ambiental.

A meta é reduzir os impactos negativos das mudanças promovidas pelo novo marco legal.

Leia +: https://bit.ly/45PmUSE

– Globo Rural afirma que o Brasil deve produzir 66,2 milhões de sacas beneficiadas de café em 2026, segundo a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Se confirmado o resultado, o país deve alcançar um novo recorde, superando as 63,1 milhões de sacas de 2020.
Leia +: https://bit.ly/4tmvbaE

– Estadão destaca que a senadora Tereza Cristina (PP-MS) vai assumir, nesta segunda-feira, 9, a presidência do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ela foi convidada a assumir o cargo pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

No discurso de posse, a senadora vai ressaltar a força da agroindústria em São Paulo, segundo maior Estado em exportações do agronegócio no País, atrás apenas do Mato Grosso, e que respondeu por 17% das exportações do setor.

Leia +: https://bit.ly/4azN6mR

– Agência Pública resstalta que já na primeira semana do ano legislativo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (RepublicanosPB), sinalizou um novo tom do legislativo.

Em seu discurso na última segunda-feira (2), falou em “entregas concretas”, em sintonia com “as expectativas da população”, e anunciou que a agenda para o primeiro semestre priorizará o fim da escala 6×1, o combate ao feminicídio e a regulamentação do trabalho por aplicativos.

“Que 2026 continue sendo um ano de entregas ao país, atendendo sempre as expectativas da população, em sintonia com as ruas”, afirmou.

Leia +: https://bit.ly/4kuIBNY

– CNN Brasil informa que o Congresso Nacional inicia nesta terça-feira (10) a análise do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em janeiro, no Paraguai, após mais de 25 anos de negociações entre os dois blocos.

O texto será examinado inicialmente pela Parlasul (Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul), colegiado formado por 10 senadores e 27 deputados federais, responsável por acompanhar e avaliar matérias relacionadas ao bloco sul-americano.

Após essa etapa, o acordo tomará a forma de um projeto de decreto legislativo e seguirá para tramitação na Câmara dos Deputados.

Leia +: https://bit.ly/3OtPgvC

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.