Cooperativa estima aumento de 18,7% em relação à vindima de 2025. Condições climáticas favoráveis em todos os ciclos da videira justificam otimismo quanto ao volume e qualidade
A Cooperativa Vinícola Aurora estima colher cerca de 85 milhões de quilos de uvas na Safra 2026, volume 18,7% superior ao alcançado em 2025.
O crescimento é impulsionado pela excelente sanidade dos vinhedos, pelo comportamento climático favorável e pelo aumento do cultivo de variedades destinadas à elaboração de espumantes.
Historicamente, a safra da Aurora representa entre 10% e 15% da colheita das uvas para processamento no Rio Grande do Sul.
Um dos destaques dos últimos anos é a expansão de, aproximadamente, 12% da área plantada com uvas para base espumante, especialmente Malvasia Aromática e variedades da família Moscato.
A ampliação resultará também em um incremento estimado de 15% no volume dessas variedades, em comparação com a safra anterior.
Condições dos vinhedos e qualidade esperada
As variedades, tanto viníferas como as americanas e híbridas, apresentam ótima sanidade, com os parreirais das variedades mais precoces em fase de maturação e início de colheita.
Já as de ciclo mediano estão em fase de troca de cor e as mais tardias em enchimento de bagas e troca de cor.
O desenvolvimento está levemente atrasado em relação aos últimos anos devido ao frio mais prolongado, mas dentro do esperado para um ciclo regular.
A colheita da Chardonnay para base espumante inicia na primeira quinzena deste mês. Nas variedades americanas e híbridas, usadas principalmente para sucos e vinhos de mesa, o cenário é igualmente positivo: elevada sanidade e maturação dentro do padrão.
Entre as precoces, como Isabel, Concord e BRS Magna, o progresso é consistente e com volume adequado.
Fertilidade de gemas: fator-chave para a safra
De acordo com Maurício Bonafé, gerente agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, o bom comportamento das plantas nesta temporada está diretamente ligado às boas condições climáticas no período de inverno, dando condições para que a planta expresse sua capacidade máxima de produção.
“A fertilidade de gemas é uma delas, um dos principais indicadores de potencial produtivo. O frio acumulado no inverno foi suficiente para brotação uniforme e vigorosa, essencial para formação correta dos cachos”, acrescenta.
“O clima tem sido um aliado importante, especialmente no inverno, que garantiu boa fertilidade de gemas e brotações muito homogêneas. Todos os sinais apontam para uvas de excelente qualidade. Fatores como o grau Babo, que determinam maturação e intensidade de açúcares, são confirmados no decorrer da colheita, mas com boas perspectivas para esses indicadores de qualidade”, destaca Bonafé.
Próximas etapas
As primeiras uvas já estão sendo colhidas e a safra seguirá até a segunda quinzena de março.
A Aurora, que completa 95 anos em 2026, projeta um ciclo promissor também para variedades como Isabel, Merlot, Tannat, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Lorena, entre outras.
FOTOS
Legenda 1: As condições climáticas favoráveis indicam uma safra estimada em cerca de 85 milhões de quilos de uvas.Crédito: Anderson Pagani
Legenda 2: O volume de uvas colhidas na safra 2026 deve ser 18,7% superior ao registrado na vindima de 2025.
Crédito: Zéto Telöken
Legenda 3: A Cooperativa Vinícola Aurora reúne aproximadamente 1,1 mil cooperados, distribuídos em 11 municípios da Serra Gaúcha.
Crédito: Zéto Telöken
Legendas 4, 5 e 6: A vindima teve início nesta semana e deve se estender até a primeira quinzena de março.
Crédito: Anderson Pagani



Cassiano Farina – MCom Comunicação
sistemas@comuniquese4.com.br
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@andradina.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/

