Iniciativa coordenada pela Apta Regional visa capacitar produtores e elevar a qualidade e a segurança das queijarias artesanais paulistas
São Paulo deu início à criação dos primeiros Centros de Referência em Queijos Especiais do Estado, por meio do projeto de cooperação internacional entre a Embaixada da França no Brasil e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
A iniciativa, lançada em 2022, prevê a implantação de cinco centros-piloto que atuarão como polos de disseminação tecnológica e capacitação de produtores, para melhor qualificar a produção artesanal de queijos.
O projeto, coordenado pela Apta Regional, em parceira com o Instituto de Tecnologia de Alimento (Ital-Apta), o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), a Defesa Agropecuária e o Centro Paula Souza, com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e de especialistas franceses em produção de queijos artesanais especiais, irá contribuir para a padronização de processos, melhoria da qualidade dos produtos e fortalecimento da segurança alimentar.
O treinamento, realizado em dezembro, reuniu os primeiros 15 multiplicadores do conhecimento, que irão compor os Centros de Referência.
A formação técnica é voltada a produtores, professores e profissionais do setor.
O foco principal é diferenciar e valorizar os queijos artesanais e de nicho, que possuem processos produtivos distintos dos queijos industriais tradicionais.
Durante o treinamento, os participantes receberam formação abrangente sobre boas práticas de higiene na ordenha, qualidade da água, nutrição animal, segurança alimentar e técnicas de fabricação de queijos artesanais.
Também foram discutidos aspectos regulatórios e técnicos que diferenciam os queijos tradicionais — como muçarela, minas e prato — dos queijos artesanais e especiais, ainda em processo de regulamentação.
Segundo o coordenador da Apta Regional, Daniel Gomes, o projeto representa um marco para o setor, reunindo a iniciativa privada, o ensino e a pesquisa, para juntos fortalecerem a produção de queijos no Estado.
“A iniciativa busca nivelar conhecimento e desenvolver tecnologias para novos queijos especiais e de nicho, preparando disseminadores que irão multiplicar esse aprendizado em diferentes regiões”, detalhou.
A coordenadora do projeto, Maria Isabel de Medeiros, pesquisadora da Apta Regional de Bauru, reforçou que a ação responde a uma das maiores demandas do setor, que é a mão de obra qualificada.
“O pequeno produtor e a agricultura familiar enfrentam dificuldades com a falta de profissionais especializados. Este programa vai formar futuros queijeiros e técnicos, garantindo qualidade, segurança e valorização dos queijos paulistas”, afirmou.
A pesquisadora Leila Spadotti, do Ital, destacou o caráter multidisciplinar da ação que enriqueceu as discussões e ampliou a compreensão sobre os desafios e oportunidades da queijaria artesanal..
“Foi uma troca de experiências entre professores, produtores e pesquisadores. Cada participante contribuiu com seu conhecimento, permitindo um nivelamento que será essencial para multiplicar o aprendizado em todo o Estado”.
O Ital participa do projeto por meio de seu Centro de Tecnologia de Laticínios, colocando à disposição sua tradição e experiência na área.
Já Eloisa Garcia, coordenadora do Ital, ressaltou que os próximos treinamentos contarão com especialistas franceses, trazendo a tradição e cultura da queijaria europeia para fortalecer a produção local. “
O projeto reforça a estratégia da Secretaria de Agricultura de integrar ensino, pesquisa e iniciativa privada, para consolidar São Paulo como referência nacional na produção de queijos especiais e artesanais.
Além de promover inovação tecnológica, a iniciativa busca garantir segurança alimentar, respeito ao consumidor e produtos de altíssima qualidade.
Apta Regional
A Apta Regional é uma Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (ICTESP), vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).
Com 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento, atua em áreas como agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, agregação de valor em produtos agropecuários, sistemas integrados de produção e segurança alimentar.
Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa agropecuária do Estado, a Apta Regional oferece soluções tecnológicas aplicadas, adaptadas às realidades locais e regionais, contribuindo para o fortalecimento das cadeias produtivas e para uma agricultura mais sustentável e competitiva.

Assessoria de Imprensa
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Apta Regional /Apta/ SAA
📲 Redes Sociais da Apta Regional
www.agricultura.sp.gov.br/apta-regional
www.facebook.com/aptaregionalsp
www.instagram.com/apta_regional
www.linkedin.com/in/aptaregional
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@andradina.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/

