Jornalistas fazem Tur no canteiro de obras da Arauco em Inocência

Jornalistas fazem Tur no canteiro de Obras da Arauco em Inocência-MS no lançamento da Short-Line, a linha curta da Estrada de Ferro que vai fazer o escoamento da produção de 3,5 milhõs de toneladas ano da empresa.

Segundo informado no local do lançamento em média serão tirados da pista 190 caminhões diariamente com esse escoamento.

A Short-Line, terá 9,2 Kms internamente na fábrica e 45 de vias externas e transitará com 26 máquinas usando 721 vagões. A Short-line entregará os vagões para a Rumo através da Ferrovia Norte-Sul que os conduzirá até ao Porto de Santos em São Paulo.

O Tur foi comandado pelo Engenheiro Leonardo Grociati, Gerente do Projeto Sucuriú que usou um microfone para explicar todas as etapas da obra que já atinge 43% das obras de conclusão do Projeto Sucuriú que prevê a conclusão final em 2027 quando a fábrica entrará em operação.

No Tur o Dr. Leonardo explicou que inicialmente a partida deu-se no Portal de Entrada seguido do refeitório onde são servidos 800 refeições a cada turno diariamente.

Atualmente 9,2 mil trabalhadores fazem 03 turnos diariamente. O engenheiro explica que a Arauco não trabalha à noite porque precisa da luz do dia. “Somente quando existe uma demanda maior é que fazemos turno à noite citando como exemplo uma concretagem que não pode parar” explica ele.

Leonardo segue explicando as demais etapas como o setor de Insumos onde são manejados o Dióxido de Carbono e o Cloro, produtos essenciais para o branqueamento da sepa de celulose de onde é extraído a Legnina, produto esse usado para fomentar os fornos geradores de energia.

Outro setor importante é o de abastecimento de água por onde passa 54 mil litros por segundo. A fábrica possui uma entrada exclusiva para caminhões, setor administrativo, centro de informática, comunicação entre outros.

Na linha de fabricação, a Arauco terá duas linhas com 20 prensas de extração e produção diária de 11 mil toneladas de Celulose.

O engenheiro segue o Tur explicando outros detalhes técnicos como funcionamento das 2 caldeiras, onde se queima a casca, ilha de geradores com capacidade de 556 MWatts, linha de embalagem, produção de energia etc.

O engenheiro concluiu o Tur agradecendo a todos pela visita e os convida para a próxima etapa quando a obra deverá atingir o Pico com 14 mil trabalhadores que darão à Inocência e ao Mato Grosso do Sul uma das maiores fábricas de Celulose do mundo.

Redação

Foto e release: Ray Santos

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.