Idealizado por Coimbra, projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira

Deputado estadual pelo PL-SP acompanha de perto a implantação no estado da lei de sua autoria; Baixada Santista contará com três unidades do novo modelo de ensino

O sistema de ensino Cívico-Militar terá início na segunda-feira (2/2) em 100 escolas do estado de São Paulo. Idealizador da Lei Complementar (LC) 1.398/2024, que institui o projeto em solo bandeirante, o deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) acompanha de perto a implantação do novo sistema educacional, que contemplará três escolas na Baixada Santista, seis no Alto Tietê, e outras 91 descentralizadas no ABCD Paulista e nas regiões Metropolitana, de Presidente Prudente, de Bauru, de São José do Rio Preto, de Itapetininga e de Sorocaba.

Nesta semana, a gestão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ratificou a lista das 100 primeiras unidades da rede pública estadual que terão o método Cívico-Militar.

Entre as escolas selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação, de um total de 300 inscritas, duas são da capital paulista. As três da Baixada Santista se dividem entre os municípios de Itanhaém, Cubatão e Bertioga.

Já no Alto Tietê, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba se credenciaram para dar início na segunda-feira ao modelo Cívico-Militar, a exemplo de Mogi das Cruzes e Guarulhos, com duas unidades cada.

Municípios como Campinas, Catanduva, Osasco, Piracicaba e Santo André também começam o ano letivo de 2026 com mais de uma escola com o novo projeto educacional. 

O sistema Cívico-Militar foca em hierarquia, disciplina e valores cívicos. O objetivo desse tipo de ensino é melhorar o rendimento escolar, o senso de pertencimento e a conduta social dos alunos durante o período escolar.

A gestão é compartilhada. Enquanto professores civis cuidam da sala de aula, militares, contratados na qualidade de monitores, organizam o ambiente e acompanham o dia a dia dos alunos.

Conforme detalha Coimbra, estudos internos do Ministério da Educação (MEC) apontam que o modelo Cívico-Militar é capaz de aumentar em até 20% a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e de diminuir em até 50% os indicadores de evasão escolar:

“Estes resultados são frutos do senso de pertencimento que este sistema educacional concede a toda a comunidade escolar, aumentando em até 70% a quantidade de alunos estudando no ano correto. As unidades que aderiram ao sistema Cívico-Militar em São Paulo são públicas e de acesso a todos. As escolas mais beneficiadas com o novo método de ensino serão as mais vulneráveis, com histórico de ocorrências e de notas baixas em exames nacionais”, complementa o parlamentar do PL.

O projeto das escolas Cívico-Militares começou a ser articulado por Coimbra há pouco mais de seis anos, durante seu primeiro mandato na Alesp (2019/2022), bem antes de Tarcísio ser eleito governador:

“Mesmo com tantos movimentos contrários, principalmente da Esquerda e de pessoas ligadas à Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a atual gestão acolheu nossa proposta e seguiu com a ideia de forma autônoma, sem depender da União”, ressalta o político, que criou, em 2021, o Programa Cívico-Militar no estado de São Paulo no escopo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sob gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Assessoria de Imprensa

Fiamini – Soluções Integradas em Comunicação – a serviço do Gabinete do Deputado Estadual Tenente Coimbra (PL-SP)

Atendimento:

Rodrigo Dias: (11) 96794-5777

Simone Leone: (11) 99679-0666

Carla Fiamini: (11) 94749-6747

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.