FPA: Análise de Mídia – 19/01/2026

Análise de Mídia – 19/01/2026  

Foto: ABr/Arquivo

– G1 destaca que os países da União Europeia e do Mercosul assinaram no sábado (17) um acordo histórico de livre comércio, depois de mais de 25 anos de negociações.

Para valer, o tratado ainda terá que ser aprovado nos congressos dos países, mas, assim que entrar em vigor, pode beneficiar diversos setores do agro brasileiro.

O acordo prevê eliminar as tarifas de importação de 77% dos produtos agropecuários que a União Europeia compra do Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com isso, o setor poderá aumentar as vendas de diversos itens, como café, frutas, peixes, crustáceos e óleos vegetais, que terão taxas de importação gradualmente zeradas na Europa.

Leia +: https://bit.ly/49DJDSx

– Globo Rural divulga que a assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, realizada neste sábado, no Paraguai, deve gerar uma economia tarifária acumulada de aproximadamente US$ 250 milhões – o equivalente a R$ 1,3 bilhão – nos primeiros cinco anos de vigência para as exportações brasileiras de suco de laranja, segundo estimativa da Associação Nacional da Indústria Exportadora de Sucos Cítricos (CitrusBR).

A projeção considera o cronograma de desgravação (redução de tarifas) acordado entre os blocos e os dados de exportação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Leia +: https://bit.ly/4b0yz4l

– Agro Estadão fala que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta sexta-feira, 16, um painel para identificar oportunidades de negócios no acordo Mercosul-UE.

A ferramenta traz informações sobre países compradores, exportações do Brasil, distribuição regional, tarifas aplicadas e o cronograma de redução tarifária previsto no acordo.

A ideia é ajudar a atuação de exportadores brasileiros e orientar políticas públicas.

Leia +: https://bit.ly/4jPNPn0

– Agro Estadão informa que após quase um mês de expectativa no setor agropecuário, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou nesta semana a inclusão das operações de crédito de custeio da safra 2024/2025 na renegociação de dívidas rurais.

A medida atende à demanda de produtores e entidades, como a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Agora, será possível refinanciar compromissos assumidos durante o último ciclo agrícola, impactado por adversidades climáticas em várias regiões do País, incluindo estiagem no Rio Grande do Sul.

Leia +: https://bit.ly/4qwFZRR

– Globo Rural fala que o Ministério da Agricultura confirmou um novo caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, localizada em Acorizal (MT).

O foco da doença foi detectado após o criador identificar mortes repentinas dos animais, informou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) na sexta-feira (16/1).

O caso também foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), referência para análises das amostras colhidas de aves doentes.

Desde então, medidas de contenção e erradicação da doença foram aplicadas pelo Indea.
Leia +: https://bit.ly/4bFeC3e

– Folha de S. Paulo informa que antes de circular pelos estados brasileiros, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato do bolsonarismo à Presidência da República, planeja embarcar na segunda-feira (19) para seu primeiro giro neste ano eleitoral, que terá como destino Israel e pode incluir países da Europa.

Flávio e o irmão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que teve o mandato de deputado federal cassado no ano passado, foram convidados a palestrar em uma conferência de combate ao antissemitismo, que ocorrerá em Jerusalém, em 26 e 27 de janeiro, e terá a presença do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

Leia +: https://bit.ly/3NPqANM

– O Globo fala que após se enfrentarem na eleição para a prefeitura de Goiânia em 2024 — marcada por ataques e um racha na direita —, o grupo político do governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (União Brasil), e integrantes do PL agora negociam uma aliança no estado para o pleito deste ano.

Enquanto aliados de Caiado se movimentam em prol da pré-candidatura do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), ao Palácio das Esmeraldas, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro busca com a movimentação costurar uma chapa forte para disputar o Senado.

Leia +: https://bit.ly/4a6gAYj

– Estadão divulga que com a perspectiva de uma nova eleição marcada pela polarização entre petismo e bolsonarismo, partidos de centro e centro-direita passaram a discutir a possibilidade de adotar uma posição de neutralidade no plano nacional, abrindo mão de um apoio formal a qualquer candidatura.

A estratégia permitiria que os diretórios estaduais ficassem livres para se alinhar ao candidato mais compatível com a realidade local.

Aliados do senador e pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ouvidos reservadamente minimizam a possibilidade e tratam como “normal” o discurso de neutralidade dos partidos.

Para eles, a estratégia serve para não antecipar o apoio e perder a margem de negociação.

Leia +: https://bit.ly/4jK99ud

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.