FPA: Análise de Mídia – 06/02/2026

Análise de Mídia – 06/02/2026

– UOL destaca a entrevista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu à colunista do portal, Daniela Lima. Nela, Lula disse que “está na hora de fazer uma mudança na jornada de trabalho” do país, “para que o povo tenha mais tempo de estudar”.

O presidente da República afirmou que “com os avanços tecnológicos que o Brasil teve, não é necessário as pessoas trabalharem a mesma jornada que trabalhavam há 40 anos atrás”.
Leia +: https://bit.ly/4qDOgml

– Valor | Lula: Governo tem que estabelecer discussão com o Congresso, empresariado e trabalhadores sobre escala 6×1

– Band | Fim da escala 6×1 deve entrar na pauta após jantar de Lula e Motta

– Veja| Fim da escala 6×1: quanto vai custar a redução da jornada para empresários e setor público

– Agência Brasil | Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1 após o carnaval

– A Crítica| Lula defende redução da jornada de trabalho e diz que diálogo com Congresso vai viabilizar mudança

– Folha de SP informa que o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que povos indígenas possam promover atividade de mineração em suas terras caso tenham também a liberação do governo e do Congresso Nacional.

De acordo com o relator, esses grupos devem ter o direito de serem beneficiários pelo uso de suas terras. Na decisão desta quarta (4), o ministro reconhece a omissão existente na Constituição sobre mineração em terras indígenas e dá prazo de 24 meses para a regulamentação da atividade.

Leia +: https://bit.ly/4kigamh

– Globo Rural ressalta que a crise vivida pelos produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que enfrentam uma combinação de preços abaixo dos custos de produção e dificuldades de crédito para financiar as atividades, deve continuar mostrando efeitos em 2026.

Representantes do setor orizícola gaúcho esperam que, no primeiro semestre do ano, deva ocorrer uma concentração de vendas do cereal, depreciando ainda mais as cotações.

Leia +: https://bit.ly/3NXyJA0

– Folha de SP enfatiza que A Embrapa recoloca os pés na África, de onde havia saído há uma década, com a abertura de um escritório de representação em Adis Abeba, na Etiópia, nesta sexta-feira (6).

É mais um passo da implementação de atividades da empresa no âmbito internacional, por meio de representações, acordos, convênios e troca de conhecimentos.

Nos anos recentes, por questões financeiras e até por dificuldades de manutenção de pessoal no exterior, devido a mudanças na lei das estatais, a empresa esteve com atividades restritas no exterior.

]Os pesquisadores voltam também ao Labex (Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior) da França e dos Estados Unidos e ampliam o relacionamento com entidades mundiais congêneres.

Leia +: https://bit.ly/4kmo5iq

– Jornal do Commercio afirma que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja focar em negociações do agronegócio nas próximas visitas de Estado a países da Ásia, na tentativa de viabilizar novos mercados para diminuir a dependência de grandes importadores de commodities brasileiras, como a China com a carne bovina.

O movimento também ocorre em meio à tentativa do governo de ficar menos suscetível a taxações, como as impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2025.

Leia +: https://bit.ly/4ql6M2y
 

– Metrópoles destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 25 de fevereiro a votação presencial em plenário sobre a decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o pagamento de “penduricalhos” a servidores públicos de todos os níveis da federação (federal, estadual e municipal).

A decisão de Dino, proferida nesta quinta-feira (5/2), surge após a aprovação no Congresso Nacional de medidas que preveem aumento na remuneração dos servidores da Câmara e do Senado, com brechas que possibilitam ganhos acima do teto constitucional.

Leia +: https://bit.ly/3ZSJENW

– G1 ressalta que o presidente da Câmara, Hugo Motta (RepublicanosPB), afirmou nesta quinta-feira (5) à TV Globo que espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancione o reajuste a servidores da Câmara aprovado pelo Congresso nesta semana.

Segundo o parlamentar paraibano, após a sanção, ele vai publicar um ato da Mesa Diretora que eleva a verba de gabinete dos deputados. Esse ato, inclusive, já está pronto para publicação, de acordo com Motta.

A TV Globo apurou com líderes partidários que o aumento deve ser de cerca de R$ 30 mil.

Leia +: https://bit.ly/4afF9lz

– CNN Brasil informa que em jantar com deputados na Granja do Torto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou nominalmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como possível candidato nas eleições presidenciais de outubro e ignorou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Aos parlamentares, Lula afirmou que “não ganhou ainda, mas vai ganhar”, em referência à disputa.

Segundo relatos feitos à CNN, além de Tarcísio, que afirma descartar uma entrada na corrida presidencial e garante ser candidato à reeleição em São Paulo, o petista mencionou os governadores Ratinho Júnior (PR), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO).

Leia +: https://bit.ly/46m9Kws

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.