Vencedores vão conhecer de perto o funcionamento do Senado e atuar como representantes de seus estados
Estão abertas as inscrições para o Concurso de redação do Programa Jovem Senador.
Estudantes do ensino médio de escolas públicas, de todo o Brasil, podem apresentar seus trabalhos até 17 de abril.
Com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, o Programa vai selecionar 27 estudantes, um de cada estado e do Distrito Federal, para participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília.
Como participar
Para participar, os interessados devem ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026.
O material de inscrição está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.
O processo de seleção começa nas próprias escolas e passa por avaliação nos estados, no Distrito Federal e no Senado Federal.
As redações devem ser feitas em ambiente escolar, sob supervisão de um professor orientador, entre os dias 2 de fevereiro e 17 de abril.
A escola deve escolher o texto que representará a unidade de ensino. Somente uma redação por escola pode ser inscrita.
A inscrição é efetivada na entrega da redação e documentos necessários nas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
O tema da redação deste ano, sobre democracia nas redes sociais, busca incentivar a educação midiática e combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio.
— Em um ano de eleições gerais, marcado pela participação crescente de jovens eleitores, a iniciativa também pretende apontar caminhos para fortalecer a liberdade de expressão, a participação da sociedade no debate político e a valorização da diversidade de opiniões no ambiente digital — afirma o coordenador do Programa, George Cardim.
Os estudantes interessados devem procurar a direção da sua escola. Informações detalhadas sobre as inscrições estão disponíveis no site do Programa Jovem Senador.
Vivência legislativa
Durante a semana de vivência legislativa em Brasília, entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, os 27 vencedores do concurso de redação vão conhecer as atividades do Senado, atuar como representantes de seus estados.
Os professores orientadores acompanham os estudantes. As despesas são pagas pelos Senado.
O processo é conduzido pela equipe de consultores legislativos do Senado Federal, os mesmos que assessoram os senadores.
Os projetos aprovados pelos jovens senadores são transformados em sugestões legislativas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) e podem efetivar-se como leis.
Recorde de participação
A seleção do Programa Jovem Senador é o maior concurso de redação com premiação do Brasil. Já mobilizou cerca de 2 milhões de alunos desde a implantação do atual formato, em 2011.
A edição de 2025 registrou um número recorde de escolas participantes, com 4.202 unidades, e aproximadamente 170 mil estudantes.
O destaque da edição do ano passado foi a participação feminina. Das 27 redações vencedoras em 2025, 21 foram escritas por meninas. Oito em cada dez selecionados viviam em cidades do interior.
CALENDÁRIO DO PROGRAMA JOVEM SENADOR E JOVEM SENADORA BRASILEIROS 2026
Etapa escolar
Elaboração das redações pelos estudantes – 2/2 a 17/4/2026
Avaliação das escolas e entrega para a Secretaria de Educação – 18/4 a 30/4/2026
Etapa estadual ou distrital
Prazo final – 29/5/2026
Etapa senado
Prazo final – 12/6/2026
Anúncio dos vencedores
Prazo final – 26/6/2026
Semana de Vivência Legislativa
De 17 a 21 de agosto de 2026
SERVIÇO
Site: www.senado.leg.br/jovemsenador
Instagram: @jovemsenador
E-mail: jovemsenador@senado.leg.br
YouTube: www.senado.leg.br/jovemsenador/centralvideos
Contatos: WhatsApp: + 55 61 99187-2248 | (61) 3303-2995 / 3303-1913 | 0800 612211 (Ouvidoria do Senado)
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@andradina.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/