Análise de Mídia – 20/02/2026
– CNN Brasil destaca que a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a articulação do Palácio do Planalto deve insistir na elaboração de um PL (Projeto de Lei) com pedido de urgência para acelerar o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1 no Congresso Nacional.
A ofensiva sobre o tema será retomada após o retorno de Lula da Ásia, em uma reunião articulada pelo chefe do Executivo com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL).
O presidente deve consultar Hugo sobre o ambiente na Câmara para avançar com um PL com pedido de urgência, o que daria um trâmite mais célere à discussão.
Leia +: https://bit.ly/4slrmBt
– Agência Pública informa que após o fim do carnaval, tumulto e barulho devem deixar as ruas e dominar a Câmara dos Deputados com os debates sobre o fim da escala de trabalho 6×1.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é uma junção de outras duas PECs: da deputada Erika Hilton (PSOLSP) e do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Representantes da Indústria e do Comércio são contra a mudança, mas, diante da falta de alternativas, preferem se alinhar ao texto do petista por conta da flexibilidade nas negociações, segundo fontes ouvidas pela Agência Pública no período de pré-carnaval.
Leia +: https://bit.ly/4aCPgAT
– Poder 360 enfatiza que o diretor-técnico do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Marco Vinholi, afirmou nesta 4ª feira (18.fev.2026) que o fim da escala de trabalho 6 X 1 pode aumentar a informalidade e o desemprego no Brasil.
“Uma mudança abrupta na jornada, ao meu ver, sem compensações estruturais, pode desorganizar cadeias inteiras e favorecer (sublinho, insisto) a informalidade e o desemprego de forma geral”, disse o diretor do Sebrae.
Leia +: https://bit.ly/4slra5d
– Agro Estadão afirma que o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse que a regulamentação das salvaguardas brasileiras dentro do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia será feita por meio de um decreto presidencial.
Alckmin participou da abertura da 35ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial, nesta quinta-feira, 19, em Caxias do Sul (RS), e comentou sobre um pedido do setor de vinhos com relação ao acordo.
“Há uma preocupação com a questão do Mercosul e União Europeia, mas duas coisas também precisam ser colocadas. A primeira é que a desgravação, no caso do vinho, ela se dará em oito anos e no caso do espumante se dará em 12 anos. E existe a salvaguarda, no próprio acordo tem um capítulo voltado a salvaguardas, e o presidente Lula vai regulamentar a salvaguarda por decreto. Então nós teremos a salvaguarda regulamentada”, falou o presidente em exercício e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Leia +: https://bit.ly/4rvE40n
– Poder 360 ressalta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, reuniram-se nesta 5ª feira (19.fev.2026) à margem da IA Impact Summit (Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial), em Nova Délhi. Segundo o Palácio do Planalto, os 2 líderes destacaram a importância do acordo Mercosul-UE e manifestaram expectativa de que o tratado entre em vigor o quanto antes.
Ambos concordaram com o peso estratégico do acordo diante do avanço do protecionismo e do unilateralismo comercial no mundo.
Leia +: https://bit.ly/472b4F4
– Estadão afirma que o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) editou uma portaria em que cria um grupo de trabalho (GT) para tratar do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
De acordo com o ato publicado nesta quinta-feira, 19, o foco será na categoria de pescador e pescadora profissional artesanal.
Ainda conforme a pasta, o grupo irá avaliar os critérios e os procedimentos para inscrição, manutenção e atualização do RGP para pescadores profissionais artesanais.
O GT também deverá sugerir melhorias no “Sistema PesqBrasil -RGP Pescador e Pescadora Profissional” e propor parcerias também para aprimorar o monitoramento da atividade pesqueira praticada por essa categoria.
Leia +: https://bit.ly/46PpacR
– Veja destaca que um dado chama mais atenção do que qualquer outro na pesquisa sobre o fim da escala 6×1: 44% dos eleitores afirmam que teriam menos vontade de votar em um deputado ou senador que se posicionasse contra a proposta.
Em outras palavras, quase metade do eleitorado admite que o tema pode influenciar diretamente sua decisão nas urnas. O levantamento, apresentado por Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, mostra que 19% dos mais de 2 mil entrevistados na pesquisa dizem que “aumentariam as chances de não votar em um deputado ou senador que for contra o fim da escala 6×1”.
E para 28% , segundo Marcelo, não faz nenhuma diferença a posição do parlamentar em relação a esse tema.
Leia +: https://bit.ly/4kMNIsW
– CNN Brasil ressalta que o Partido Liberal (PL) protocolou nesta quintafeira (19) um pedido de produção antecipada de provas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem acusa de abuso de poder político e econômico no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, no Carnaval de 2026.
A legenda sustenta que a apresentação, que teve enredo em homenagem a Lula, se transformou em um “ato políticoeleitoral” em ano de eleição presidencial, bancado majoritariamente com recursos públicos e com ingerência direta do Palácio do Planalto.
Leia +: https://bit.ly/4qWRXni
– G1 afirma que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública pode avançar no Congresso Nacional mesmo com o projeto de lei (PL) Antifacção trancando a pauta da Câmara dos Deputados.
O projeto que trata do enfrentamento às organizações criminosas começou a travar a pauta nesta quinta-feira (19).
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou à GloboNews que o governo não deve retirar a urgência da matéria para que a pauta seja destravada.
Leia +: https://bit.ly/4kHyNA6
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@andradina.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/