Os desafios são duplo sistema, split payment e a incerteza no setor de serviços segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação
Gilberto Luiz do Amaral – Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Foto: Divulgação
Com o início da fase de testes da Reforma Tributária em janeiro deste ano, o Brasil entra, oficialmente, em um cenário de “duplo sistema” – que promete sobrecarregar a estrutura operacional das empresas.
A análise do presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral, aponta que o país enfrentará em 2026 o maior custo de conformidade, o gasto de tempo e dinheiro para pagar impostos, já registrado na história.
A partir deste mês, as empresas precisam conviver com a apuração dos tributos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) simultaneamente à nova alíquota de teste de 1% (referente à CBS federal e ao IBS estadual/municipal).
Amaral lista os três desafios críticos de 2026. Segundo ele, o primeiro é o custo do “Duplo Sistema”. Nós não estamos apenas trocando um sistema por outro; estamos forçando as empresas a manterem duas máquinas fiscais rodando ao mesmo tempo.
Isso exige novos softwares, treinamentos de equipes e um monitoramento constante para evitar bitributação”, afirma o presidente.
O segundo é a Revolução do Split Payment. Em que a implementação do pagamento imediato do tributo no ato da transação bancária altera drasticamente o fluxo de caixa.
E é neste ponto em que o IBPT alerta que empresas que não adaptarem sua gestão financeira podem sofrer crises de liquidez já no primeiro semestre.
O terceiro desafio, na análise do Instituto é a incerteza no setor de serviços. “Com a nova sistemática de créditos, o setor de serviços, este que é o maior empregador do país, inicia o ano sob pressão para decidir entre absorver o aumento da carga ou repassá-la integralmente ao consumidor final”, aponta.
A transição
Para auxiliar o mercado e a imprensa a navegarem neste novo mar de normas, o IBPT intensificou o uso de sua base de dados e algoritmos de Inteligência Fiscal.
O objetivo é dar transparência aos números que, muitas vezes, ficam ocultos sob a complexidade técnica da transição.
“A Reforma Tributária é necessária, mas o ‘pedágio’ operacional de 2026 será pesado. O empresário brasileiro é um sobrevivente, mas este ano ele precisará de tecnologia e informação precisa para não sucumbir à burocracia do período de teste”, conclui Amaral.
Temas para entrevista: Impacto da CBS/IBS, Split Payment, Custo de Conformidade, Tributação sobre Lucros e Dividendos, Aumento do Lucro Presumido, diminuição dos benefícios fiscais, sonegação fiscal e Planejamento Tributário 2026.
Sobre o IBPT
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) foi fundado em 12 de dezembro de 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao cotidiano tributário.
Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira.
O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.
Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.
Mais informações para Imprensa:
N.A. Comunicação e Marketing
Maik Uchoa
E-mail: maik.uchoa@nacomunicacao.com.br
Fone: (11) 91766-4078
Romulo Pontes
E-mail: romulo.pontes@nacomunicacao.com.br
Fone: (11) 91998-8966
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@andradina.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/