Governo do Brasil amplia em 92% número de bolsas para formação de especialistas na área da saúde

Com a concessão de 3.483 novas bolsas, Ministério da Saúde se consolida como maior financiador de residências em saúde no Brasil

A iniciativa fortalece a formação de especialistas e a assistência à população em regiões prioritárias do país – Foto: Victor Gautier/MS

O Governo do Brasil aumentou em 92% o número de novas bolsas concedidas para programas de residência em saúde. Em 2026, a pasta vai financiar 3.483 novos auxílios, enquanto em 2025 foram concedidos 1.813.

O montante consolida o Ministério da Saúde como o principal financiador de bolsas de residência em saúde no Brasil. 

A iniciativa fortalece a formação de especialistas e a assistência à população em regiões prioritárias do país, por meio de ações como o Agora Tem Especialistas, programa que busca expandir o acesso à saúde especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A ampliação da concessão de auxílios financeiros é resultado da seleção de programas de residência médica e de residência em área profissional da saúde, no âmbito do Pró-Residências (Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas e Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde). 

TIPOS — Foram concedidas 2.483 novas bolsas de Residência Médica, distribuídas em 1.130 programas, contemplando 110 especialidades, áreas de atuação e anos adicionais.

No âmbito das residências na área profissional da saúde, foram concedidas 1.000 novas bolsas em 169 programas, sendo 27 áreas de especialização.

Dentre eles, 60 programas estão localizados em estados da Amazônia Legal, correspondendo a 389 auxílios. 

DEMANDAS DO SUS — O Pró-Residências considera as necessidades do SUS, incentivando a formação de especialistas em saúde nas regiões prioritárias.

As residências em saúde são reconhecidas como o padrão de excelência da pós-graduação em saúde e desempenham papel estratégico na organização do SUS. 

RESIDENTES — O cadastro dos residentes contemplados com bolsas do Pró-Residências deve ser realizado pelos coordenadores das Comissões de Residência Médica (COREME) e das Comissões de Residência em Área Profissional da Saúde (COREMU) no SIG-Residências, a partir de fevereiro de 2026. 

O gerenciamento das bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde é realizado por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residências (SIG-Residências).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República 

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.