Na retomada do Rally Dakar 2026, Brabec mantém vice-liderança e Van Beveren se recupera Norte-americano segue firme na briga pelo título das motos, com Tosha Schareina em quarto e Skyler Howes agora em quinto; Francês é o terceiro mais rápido na sétima etapa da prova, neste domingo (11/1), com a Honda CRF 450 Rally
Ricky Brabec, da equipe Monster Energy Honda HRC, na sétima etapa do Rally Dakar 2026, na Arábia Saudita. Crédito: HRC
Wadi ad-Dawasir (Arábia Saudita) – Depois do dia de descanso, a sétima etapa do Rally Dakar 2026, neste domingo (11/1), trouxe os competidores de volta à ação, com um exigente percurso de 877 quilômetros iniciado em Riad, capital da Arábia Saudita.
Um deslocamento de 278 km levou os pilotos à massacrante especial de 459 km, seguida por outros 140 km de deslocamento, rumo a Wadi ad-Dawasir, no sul do país.
A navegação se mostrou crucial ao longo do dia, com trilhas rápidas em meio a vales desenhadas para atrair os pilotos para caminhos alternativos.
Dunas, passagens estreitas e terreno rochoso aumentaram ainda mais o desafio, tornando o dia longo e fisicamente exigente sobre as motos.
Adrien Van Beveren se recuperou solidamente após uma complicada primeira semana, recolocando-se entre os ponteiros. Após ajustes feitos na suspensão de sua Honda CRF 450 Rally, o francês se sentiu à vontade e se divertiu nas dunas.
A terceira posição no dia elevou sua motivação neste que é seu 11º Dakar e, embora ele ainda esteja a quase 56 minutos da liderança, vai se concentrar em conquistar vitórias de etapa com sua confiança renovada.
Skyler Howes também passou por uma trabalhosa primeira semana, especialmente durante as etapas no formato maratona, nas quais não foi permitido o auxílio mecânico externo e a conservação dos pneus e o estado físico sob o forte calor testaram sua resiliência.
Depois de se recuperar no dia de descanso, o norte-americano voltou com força máxima e conseguiu mais um desempenho consistente para terminar a etapa em quinto. O resultado o levou à quinta posição na classificação geral, a 33min34 da liderança.
Uma penalização de 10 minutos na quinta etapa atrapalhou o bom momento de Tosha Schareina no Dakar 2026, mas a determinação do espanhol permanece intacta.
Depois de ser o segundo mais rápido na sexta etapa, ele prosseguiu sua recuperação com uma pilotagem forte em um estágio com bastante poeira. Schareina alcançou Ricky Brabec e, embora ambos tenham sido superados pelo australiano Daniel Sanders, ainda somou 2min50 em bônus de tempo para ser o sexto na Rally GP (sétimo na geral das motos), mesmo com um ligeiro erro de navegação após o reabastecimento.
A diferença para o terceiro colocado (o argentino Luciano Benavides) subiu para cerca de 10 minutos, mas Schareina vai tentar recuperar uma boa parte desse tempo na oitava etapa, ajudado pela boa posição de largada.
Ricky Brabec, que vinha de uma vitória na sexta etapa, teve pela frente a nada agradável missão de ser o primeiro a largar.
O que rapidamente se mostrou uma dificuldade, quando Schareina e mais tarde Sanders o alcançaram, ambos garantindo importantes bônus de tempo. Brabec assegurou um bônus de 5min36 e terminou em nono na Rally GP (10º na geral), a 9min15 do vencedor do estágio Luciano Benavides.
O norte-americano duas vezes vencedor do Dakar mantém sua calma, consciente de que a posição de largada favorável para a oitava etapa pode ajudá-lo na busca por diminuir os agora 4min25 de diferença para a liderança da geral.
A semana começa com um longo estágio em torno de Wadi ad-Dawasir. De volta após cinco anos à cidade considerada a porta de entrada para o famoso “Empty Quarter” (um deserto de território mais extenso que o da França que se espalha pela Arábia Saudita, Emirados Árabes e Omã), ela será palco da mais longa especial do Dakar 2026, com 481 km contra o relógio à espera dos pilotos da equipe Monster Energy Honda HRC. Promessa de mais um rigoroso teste para os competidores.
Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados. A prova começou no dia 3, com o prólogo, e a chegada será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – “Foi uma etapa longa, com caminhos bastante rápidos, algumas referências traiçoeiras na navegação e um deslocamento extenso. Ricky abriu a especial, mas cometeu dois erros de navegação consideráveis e, com isso, Tosha conseguiu alcançá-lo. Acredito que ele está em uma ótima posição de partida para a próxima etapa, que também será longa. Segundo a largar, Tosha também cometeu alguns erros, o suficiente para que Sanders pudesse alcançá-lo, e no fim do estágio ele e Ricky voltaram a errar. As condições estavam realmente complicadas por causa da poeira. Também considero que ele tem uma boa posição de largada para a oitava etapa. Skyler teve um bom dia, apesar de se perder no começo do estágio. Ele manteve um ritmo forte e terminou na quinta posição. Adrien se sentiu bem melhor após o dia de descanso, já que teve tempo para se recuperar da queda na primeira semana. Ele largou mais atrás e manteve um ritmo consistente para completar em terceiro. A oitava etapa é longa, com diferentes terrenos, e também rápida. Vejamos se conseguimos recuperar tempo, pois seguimos lutando”.
Ricky Brabec #9 – “Não foi um dia dos mais complicados, mas perdi um pouco de tempo. Não vou me estressar por isso, na próxima etapa estarei em boa condição para descontar algum tempo. Por enquanto, temos feito tudo o que podemos: pilotado, navegado e nos divertido. Espero que nesta oitava etapa façamos um bom trabalho e consigamos avançar. Além de tudo teremos o acampamento da maratona, que cobra seu preço no estado dos pneus e do equipamento. A próxima etapa se apresenta boa para nós, estamos em uma boa posição para ter um dia sólido no que acredito ser um dos maiores estágios do rally. Por isso é positivo largar mais atrás”.
Skyler Howes #10 – “Foi um dia de ataque total, estava com o acelerador no curso máximo praticamente por toda a especial. Fiz algo bastante estranho, que foi retornar para apanhar um waypoint que eu já tinha desbloqueado. Precisava repor as energias depois do dia de descanso, definitivamente precisava disso”.
Adrien Van Beveren #42 – “Foi um dia bem melhor, gostei bastante da minha pilotagem. Era uma etapa muito rápida, na parte final estávamos com velocidade máxima o tempo todo. No início pegamos algumas dunas interessantes, trechos arenosos e estou feliz, mais até porque fiquei satisfeito com meu desempenho do que pelo resultado em si. Sou grato à equipe pelo trabalho feito no dia de descanso, tivemos conversas com os engenheiros e fizemos ajustes na moto. Tentamos alguns acertos de suspensão diferentes e eles me ajudaram a me sentir bem melhor. Estou ansioso para os próximos dias; espero manter o mesmo ritmo com as mesmas sensações”.
Tosha Schareina #68 – “Não foi um dia fácil, enfrentamos uma especial de 460 km e ela era tão rápida que a fizemos em algo como três horas e 20. Tentei atacar no começo para alcançar Ricky por volta do km 120. Havia muita poeira. Depois do primeiro reabastecimento consegui alcançá-lo para conquistar bônus de tempo, mas, após o segundo reabastecimento, cometi um pequeno erro e Daniel se aproximou de nós. Ele nos superou e passamos a andar na poeira. Cometemos alguns erros de navegação e, por isso, não foi o melhor dos dias, mas temos uma boa posição de largada para a próxima etapa”.
Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita
Classificação após a etapa 7 / Motos Geral (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 28h47min31
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +4min25– Monster Energy Honda HRC
3 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +4min40
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +15min06 – Monster Energy Honda HRC
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +33min14 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +55min57 – Monster Energy Honda HRC
Classificação após a etapa 7 / Categoria Rally GP (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 28h47min31
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +4min25– Monster Energy Honda HRC
3 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +4min40
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +15min06 – Monster Energy Honda HRC
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +33min14 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +55min57 – Monster Energy Honda HRC
Etapa 7 Motos / Geral (extraoficial)
1 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – 4h00min56
2 – Edgar Canet (ESP) – #73 – +4min47
3 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +4min57 – Monster Energy Honda HRC
4 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +5min35
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +6min46 – Monster Energy Honda HRC
7 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +8min45 – Monster Energy Honda HRC
10– Ricky Brabec (EUA) – #9 – +9min15seg – Monster Energy Honda HRC
Etapa 7 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)
1 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – 4h00min56
2 – Edgar Canet (ESP) – #73 – +4min47
3 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +4min57 – Monster Energy Honda HRC
4 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +5min35
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +6min46 – Monster Energy Honda HRC
6 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +8min45 – Monster Energy Honda HRC
9 – Ricky Brabec (EUA) – #9 – +9min15seg – Monster Energy Honda HRC
Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil Jornalista responsável: Ângela Monteiro
Telefone: (11) 99628-2222 E-mail: angela@mundopress.com.br
Sala de imprensa virtual: Acesse
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@andradina.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/

